Artigo
Deputado Português impõe derrota fragorosa ao Prefeito de Araputanga, em audiência pública.
A noite de sexta-feira, 09 de março/12 ficou marcada na história democrática de Araputanga. O Executivo municipal publicou, no dia 14 de fevereiro, nos órgãos de Imprensa Oficial, o Ato Justificador Da Conveniência Da Outorga Da Concessão De Serviço Público Municipal.
Para cumprir a legislação em vigor, o prefeito mandou promover Audiência Pública com objetivo de ouvir os munícipes araputanguenses sobre o assunto. As audiências públicas marcadas em Araputanga, sempre em horários vespertinos, somente alguns "gatos pingados" comparecer, porém, desta vez, na audiência marcada para às 19 horas, o povo surpreendeu a Administração, ao se fazer presente em massa, para ouvir e vaiar amplamente o Prefeito Municipal Vano Batista e a mesa de autoridades composta para esclarecer o assunto.
Quando fez uso da palavra, o deputado Airton Rondina Luis, o Português, cidadão que foi vereador na cidade de Araputanga e, a governou, por duas vezes seguidas, ficando na história como o melhor prefeito que a cidade já teve, também, surpreendeu a mesa de autoridades e, inclusive a plateia.
Ao cumprimentar a mesa de autoridades e, os eleitores como um todo, Português iniciou dizendo que é araputanguense, que seu título é da seção número 30 e, que vota aqui. Em sua opinião cinco minutos para contestar o professor palestrante ainda seriam poucos, porque na gestão de Português como Prefeito, construiu ETA, poços artesianos, distribuição de água, porque conseguiu dinheiro e, chamou os vereadores para fiscalizar as contas da Prefeitura de sua Administração para saber de onde veio o dinheiro, ironizando a explicação do palestrante que somente a partir de 2005 surgiu verba para o saneamento, ao dizer que a verba só pode ser inconstitucional. Português disse que é importante que os vereadores verifiquem a origem do dinheiro, por que caiu na conta da Prefeitura, sim.
Português aumentou o tom para relembrar à mesa que conduzia a audiência pública que “Foi prefeito oito anos e, esse DAE deu lucro sim” e, como político experiente que tem aprovação do povo de Araputanga enfatizou que a Educação e o Saneamento, é uma obra prima social, "Isso é do povo". Relatou ainda, aplaudido pela favorável manifestação ensurdecedora vinda da plateia, que passou em Cáceres, falou com o Dr. Massato, com Plínio, vereadores e outras pessoas, e que o povo está repudiando a modalidade do DAE em Cáceres.
Por dentro do assunto, Português trouxe a notícia que a cidade de Cuiabá, perdeu R$180 milhões de Reais de transferência do governo federal, por que deu a concessão da Sanecap. E, para marcar sua posição, o deputado Português declarou: “Sou contra sim, senhor Prefeito, por que votei duas vezes no senhor, mas como cidadão araputanguense eu vou para a rua fazer protesto contra essa concessão”
O deputado foi amplamente aplaudido de pé, pelo povo. Esse aplauso de reconhecimento à postura do deputado, que se coloca contra a Concessão do DAE municipal para os domínios da iniciativa privada, é a forma mais objetiva e clara de que o povo, em uma só voz, também repudia a proposta do prefeito municipal de Araputanga.
Foto: Cristiane Amorim

